No motor projetado para o trabalhar no regime agrícola a prioridade é o TORQUE    Já a POTÊNCIA é prioridade para os motores Urbano/Rodoviários

 

Entender as características específicas do motor e como elas se alinham com as demandas dos serviços da fazenda é crucial para você escolher o trator certo.

 

A finalidade de ambos é a mesma: gerar força. A potência até pode ser a mesma: tem tratores que entregam os mesmos 200 cv de uma picape tradicional. Mas as semelhanças entre seus  motores vão ficando por aí.

 


 

Um trator nunca vai atingir os 150 km/h e uma picape nunca vai arrastar um arado.

 

Daniel Zacher, engenheiro da SAE Brasil lembra que máquinas agrícolas trabalham muito tempo em rotação constante". Por isto, esses equipamentos adotam pistões com cursos mais longos e virabrequins maiores, além de pneus mais graúdos para ter mais atrito com o solo.


Considerações para Motores Agrícolas.

 

Nos motores agrícolas a prioridade do torque é principalmente em rotações mais baixas, para garantir a capacidade de realizar operações de alta carga em baixas velocidades.

Quanto mais ampla for a faixa de rotação que o motor sustentar o torque máximo (linha azul pontilhada do gráfico) mais velocidade ele vai conseguir atingir sem cair o torque.


Curva de torque ideal




Considerações sobre Motores Urbanos /Rodoviário

É possível que a potência (velocidade) de um motor aumente enquanto seu torque diminui?

Sim isso ocorre em motores que têm um projeto específico para otimizar a potência em altas rotações, como motores de performance para veículos urbanos ou dos veículos de carga rodoviário onde a velocidade é igualmente necessária.


Curva de Torque e Potência destes veículos é inadequada para o serviço agrícola



Diferente do motor de característica agrícola o torque cai rapidamente (linha azul do gráfico) enquanto a velocidade continua a aumentar ─ aumenta do consumo de combustível.


Transmissão.

O motor é o coração do veículo, é quem fornece a potência necessária para a locomoção, enquanto a transmissão desempenha um papel crucial na gestão dessa potência, permitindo que o veículo se mova de forma eficiente e atenda às demandas variáveis de velocidade e força. Ambos os componentes são essenciais para o desempenho, economia de combustível de qualquer veículo.






UM MOTOR PODEROSO E EFICIENTE


Série de tratores MF 7700 Dyna-6 da Massey Ferguson


O Torque e a Potência dos Motores  66CW3  74CW3 6 cilindros de 6,6 L e 7,4 L  Turbo Intercooler que equipam a série MF7700 da Massey Ferguson AGCO Power são um exemplo destes modernos motores projetados exclusivamente para o regime agrícola de trabalho

Devido ao desempenho do motor e a interação perfeita com a Transmissão Dyna-6 o Agricultor fez do MF7700 o campeão de vendas do período out 2022 a out 2023

Fonte: AEM – Association of Equipment Manufactures.

YTD é o acrônimo (do inglês “Year to Date”) significa “Acumulado no período


A tabela revela que as vendas dos tratores da série MF7700 da Massey Ferguson cresceram até 56%. Em contrapartida a venda dos tratores da concorrência encolheu até 26% .


Quer saber mais?!